quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012



Olá meus amigos e amigas,
O ano letivo começou acompanhado de dias ensolarados, um ótimo motivo para explorarmos todos os espaços que a escola nos oferece, aliás, com o calor que está fazendo está muito difícil ficar o tempo todo em sala de aula. Então que tal fugir um pouquinho da sala de aula e desenvolver alguma atividade no pátio, no jardim, na sombra de uma árvore ou no parquinho.
Com o objetivo de avaliar a competência das crianças (1ºano) em relacionar numeral e quantidade, fomos para pátio e em seguida, distribui bambolês no chão e dentro de cada bambolê coloquei uma determinada quantidade de tampinhas e uma fichinha com um numeral não correspondente com a quantidade de tampinhas (exemplo: no bambolê onde haviam 5 tampinhas foi colocada a fichinha com numeral 7). Desta forma foi possível perceber as dificuldades e habilidades de muitas crianças. Um exemplo foi o caso de uma aluna que disse:
_ Aqui está errado, porque só tem 5 tampinhas e esse aqui (apontando para fichinha) é o número 7. Vou ter que pegar mais 2 tampinhas!
Esta aluna mostra que já é capaz de usar a adição para resolver um problema concreto.
Também houve o caso de outra criança que olhou para o bambolê e disse:
_ Está errado professora, este é o numero 8 e aqui só tem 5 tampinhas.
Então perguntei a ela o que tinha que ser feito, ela não respondeu, simplesmente retirou todas as tampinhas de dentro do bambolê colocou na caixinha e pegou 8 tampinhas e levou até o bambolê e disse:
_ Agora está certo!
Neste segundo momento a criança não usou o mesmo recuso que foi usado no caso da primeira criança.
Considerando que estamos em semana de avaliação diagnóstica, oportunidade dada para que cada docente possa conhecer melhor seus discentes, é valido colocarmos situações concretas. A avaliação não precisa, necessariamente, ser gráfica. Situações lúdicas e/ou concretas podem apontar muito melhor as dificuldades e habilidades dos educandos.
Um grande abraço,
Professora Deyse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário