Posso ir ao banheiro?
Você está no meio daquela aula super interessante, todos os alunos com os olhos fixos na sua explicação, quando de repente surgi aquela pergunta clássica:
_Posso ir ao banheiro?
A aula é interrompida, o aluno sai para ir ao banheiro e tudo continua normalmente, ou pelo menos deveria ser, mas um grande problema surgi, pois, após um aluno pedir para ir ao banheiro, muitos outros começam sucessivamente apresentar a mesma necessidade, então surgi uma vontade coletiva de ir ao banheiro.
Situações como essa eu presenciava todos os dias durante as aulas, até que um dia durante um bate-papo com a professora Rosane, cheguei à conclusão que algo de errado estava acontecendo em minhas aulas. Ir ao banheiro é uma necessidade fisiológica, e a única pessoa que pode controlar essa necessidade é o próprio aluno, aquele que sente aquela necessidade naquele momento e mais ninguém.
Se pararmos para pensar vamos perceber que em nenhuma outra ocasião da vida, a não ser na escola, a criança pede para ir ao banheiro, se este estiver ao seu alcance. Vocês já imaginaram uma criança brincando em casa na presença de seus pais, quando de repente começa a sentir vontade de ir ao banheiro, então ela corre do seu quarto até a sala e pergunta:
_ Mãe, posso ir ao banheiro?
É possível imaginar uma situação desta? A não ser que a criança ainda não consiga fazer suas necessidades sem auxílio, mas a partir do momento que ela já é capaz de fazê-las sem ajuda, não é mais necessário pedir aos pais para irem ao banheiro.
Se olharmos a grade curricular da maioria das instituições de ensino, principalmente na educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental, veremos sempre presente a palavra, autonomia. E em contrapartida observamos alunos no 5º ano de escolaridade pedindo para ir ao banheiro, mas se você perguntar aos professores se seus alunos são autônomos, a resposta será unanime, sim.
Desde então, eu a professora Rosane decidimos que em nossa sala, ninguém mais precisaria pedir para ir ao banheiro. Você deve estar pensando, "nossa deve ser uma bagunça", pois, acreditem deu muito certo.
Atitudes como essa podem afirmar que em minha sala e na sala da professora Rosane os alunos tem autonomia para tudo? Infelizmente, não. Para isso acontecer muitas coisas teremos mudar e muitas barreiras derrubar, mas estamos caminhando.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário