terça-feira, 15 de maio de 2012

Qual a relação entre Michel Teló, alfabetização e espinafre?



Aposto que você respondeu: não faço a mínima ideia. Explicarei como tudo aconteceu...
Primeiramente gostaria de citar que, é inevitável negar que a música, "ai se eu te pego" não sai da boca de nossas crianças. Qual professor nunca teve sua aula interrompida por causa da famosa coreografia apresentada pelo tão comentado artista Michel Teló? O que fazer perante uma situação dessas? Mandar que as crianças parem e copiem o seu dever?(seria retornar ao tão antigo e ineficiente autoritarismo vertical). Proibir a música em sala de aula?(seria ignorar a bagagem que a criança traz de casa para a escola, não tenho esse direito). Mostrar o que é música de verdade, levando a eles Chico Buarque, Tom Jobim, Toquinho e Vinícius de Moraes? Bom, esta última opção seria a mais recomendada pelos grandes profissionais da educação, porém, levar a música popular brasileira para sala de aula através de nossos grandes compositores, como os que acabei de citar, já faz parte da minha prática com objetivo de valorizar a cultura e oportunizar o acesso das crianças àquilo que não se trata do senso comum, musicalmente falando. Por outro lado, as crianças continuam ouvindo todo o modismo musical da grande mídia alienadora e é importante que não ignoremos isso, pois a partir do momento que ignorarmos, deixaremos de conhecer e se não conhecemos será mais difícil transformar.
Pensando nisso, transformei! Transformei a música "ai se eu te pego" em uma divertida paródia sobre o espinafre para dinamizar nosso projeto pedagógico sobre alimentação. Veja como ficou:

Eu como espinafre
(paródia)

Planta rica em fibras,
Que reduz o mau colesterol
É uma fonte de clorofila
Tem muito ferro
E combate a anemia

Nossa, nossa, 
Eu como espinafre
Ai eu sou forte
Ai, ai eu sou forte!
Delícia, delícia
Eu como espinafre
Ai eu sou forte
Ai, ai eu sou forte!

A paródia foi um sucesso, as crianças adoraram, cantaram e até fizeram uma nova coreografia mais condizente.
Espero que tenha ficado bem claro a relação que há entre, Michel Teló, alfabetização e espinafre. Isso nada mais é que, valorizar o que as crianças nos apresentam, adaptar aos nossos objetivos pedagógicos e contextualizar com a realidade.

Um grande abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário