quarta-feira, 23 de maio de 2012

Receita de bolinho de espinafre


E a história do espinafre não parou na divertida paródia citada na postagem anterior.
Após conhecer o espinafre, suas vitaminas e benefícios para a saúde, percebi que não podíamos parar por ai quando surgiu a seguinte questão:
_ Qual é o gosto do espinafre? É ruim ou bom?
Foi então que surgiu a ideia de realizar com a turma uma receita diferente de bolinho de espinafre:

Bolinho de Espinafre Assado
Ingredientes
1 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
2 claras
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de parmesão => ralado grosso fica melhor
sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e, com a ajuda de uma colher, forme 6 bolinhos achatados e vá colocando-os numa assadeira levemente untada com margarina light. Forno médio pré-aquecido, asse até dourar.


Antes de realizar a receita, fizemos um levantamento dos ingredientes necessários, construímos uma lista de compras e fomos ao mercado.
No mercado todos ajudaram a comparar preços e conferir a validade dos produtos. Colocamos tudo na cesta e fomos até o caixa, vimos que o dinheiro que tínhamos daria para pagar os produtos e ainda nos restaria troco.
Voltamos para escola e guardamos os ingredientes para a receita que seria realizada no outro dia, e fomos aos cálculos. Assim fluiu uma aula de matemática super descontraída, sem repetição e/ou memorização massante, pois todos queriam realizar o cálculo do dinheiro que gastamos, todos perceberam qual foi o produto mais caro e o mais barato, e descobrimos até quanto nos sobrou de troco para uma próxima receita.
A chave da pedagogia de Dewey consistia em proporcionar às crianças "experiências de primeira mão" sobre situações problemáticas. E através dessa aula foi possível perceber que, a aprendizagem se dá muito melhor através de situações concretas do que da mera reprodução insignificante.


No outro dia, ao chegarmos na escola já começamos os trabalhos. Primeiramente, lavando o espinafre de forma adequada com o auxílio das funcionárias da cozinha. Depois mãos na massa.
A realização da receita teve a participação de todas as crianças, adicionando os ingredientes, triplicando a receita, calculando, misturando a massa num misto de brincadeira com aprendizagem.


Levamos para assar, e acreditem, ficou uma delícia o bolinho de espinafre. Foi um sucesso!
A prova disso foi o relato das mães no portão da escola dizendo que tiveram que fazer o bolinho em casa a pedido dos filhos e filhas.
Vale ressaltar que, a interdisciplinaridade está no mundo, viva na fala das nossas crianças, nas brincadeiras que elas realizam e em tudo que fazemos. E a escola torna-se tão desinteressante quando fragmenta tornando tudo tão sem sentido.
Uma simples receita traz tantos conteúdos de  língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências que fazem parte do cotidiano dos educandos. Então por que apostilar tudo? Por que tornar a escola tão alheia a vida?
Fica a reflexão!




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