segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O COMPORTAMENTO NORTE-AMERICANO DAS ESCOLAS NO MÊS DE DEZEMBRO



O mês de dezembro chegou, e infelizmente vejo nas escolas a norte-americanização do período de natal. Papai Noel, pinheiros, flocos de neve, botas e gorros são figuras que ilustram o espaço escolar nesta reta final de ano letivo.
O que queremos? O que pretendemos? Qual o nosso objetivo em reproduzir em um espaço de formação educacional símbolos que não condizem com a nossa cultura?
Há alguns anos, não incluo o tema natal em minha prática pedagógica por um simples motivo, trata-se de uma festa religiosa, levando em consideração a laicidade do estado, não compete à escola comemorar esta data. Mas não aprofundando na questão da religião, gostaria apenas de pedir que os professores e professoras reflitam sobre as consequências em reforçar a cultura norte-americana em nossas escolas. Que tipo de esperança estamos pretendendo que nossas crianças tenham acreditando em um homem que distribui presentes para algumas crianças, vestindo roupas quentes, gorro e botas em um país tropical em pleno verão?
Caros colegas de profissão, não temos  motivo para querer aumentar o sofrimento e a decepção de nossas crianças neste período, pois sabemos que muito deles não terão o tão esperado e farto natal que andam anunciando por ai, e sabemos principalmente que, o tão cultuado Papai Noel não estará presenteando à todos no dia 25 de dezembro.
Pensem nisto...

Profª. Deyse Mara

3 comentários:

  1. Imagino que o pior do natal é o fato de mascarar e abrandar a desigualdade social, que em nenhuma outra época do ano é tão percebida e, ao mesmo tempo, negligenciada!

    ResponderExcluir
  2. A manutenção da ideologia dominante disfarçada de "tradição" religiosa oriunda dessa e de outras festas ja é a meu ver o grande problema não só no contexto escolar como em outros âmbitos. No tocante a cultura creio que seja um campo confuso e a mim gera muitas questões tais quais: a quem é atribuída a legitimação do que pertence ou não a este país? Sob quais termos? E as culturas são "entidades" puras que devem se manter afastadas do que existe em outras fronteiras?
    Digo isto pois sempre questiono os nacionalistas ( termo que me causa medo, afinal temos "bons" exemplos de nacionalismo espalhados mundo a fora) quando chega o fim do mês de outubro e se levanta a questão de considerar ou não a comemoração (ainda que em grupos pequenos isolados) do halloween como válida em território brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Mentir reiteradamente sobre a existência de alguém dotado de altruísmo sem igual, não é o mesmo que ler uma história de ficção para uma criança.
    Há muitos motivos para voltar ao amor verdadeiro: Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 1 Timóteo 1:5
    E muitos para dispensar o Noel: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,papai-noel-promove-estilo-de-vida-pouco-saudavel-diz-especialista,484119,0.htm

    ResponderExcluir