terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vídeo: Diagnóstico na alfabetização inicial.


Este vídeo é muito interessante por mostrar uma atividade diagnóstica de alfabetização. Como podemos observar, esta atividade nos possibilita identificar as diferentes fases da escrita, pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética. As atividades diagnósticas no início do ano letivo são importantes em qualquer ano de escolaridade, mas eu diria que nos primeiros anos são fundamentais para direção do trabalho. 
A atividade apresentada no vídeo é bastante interessante e necessária, porém, durante minhas experiências pedagógicas cheguei a conclusão de que não seria ideal para a primeira semana de aula, dependendo da comunidade escolar. Como todos sabem, trabalho em uma escola da rede pública municipal de Angra dos Reis, onde recebemos algumas crianças no 1º ano do ensino fundamental que nunca frequentaram a educação infantil, e que além disso nunca tiveram contato com alguns recursos formais da escola, como caderno, lápis, borracha, etc. Pode parecer incompreensível que uma criança se assuste com simples fato de ter que pegar no lápis, mas é mais comum do que podemos imaginar. E em uma das minhas experiências, na primeira semana de aula, algumas crianças ficaram muito nervosas, era uma minoria, mas fiquei muito incomodada ao vê-las chorando e com as mãozinhas suadas. Coloquei-me no lugar delas, pois também não frequentei  a educação infantil,  e entendi a insegurança que elas sentiram naquele momento. E como o erro nos remete a reflexão, pensei em quantas atividades mais lúdicas como histórias, jogos, desenhos e brincadeiras poderiam acolher melhor estas crianças no primeiro contato com a escola e ao mesmo tempo diagnosticar suas diferentes habilidades inclusive na escrita. Volto a reafirma que não desconsidero atividade do vídeo, mas é importante conhecer a origem das nossas crianças antes de avaliar as suas competências. 
Essa foi a minha experiência aqui relatada. Caso alguém queira relatar sua experiência, negativa ou positiva, com esta atividade durante as avaliações diagnósticas, sinta-se a vontade, sua participação é muito importante para enriquecer nosso debate.

Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário