segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Compreendeu o enunciado de maneira ADEQUADA.

Copiei esta imagem da página da minha querida amiga e pedagoga Eliane Lino. A verdadeira origem eu desconheço, mas resolvi compartilhar aqui no blog pela riqueza de reflexão que a situação pode nos trazer.
Como podemos ver, trata-se de um exercício típico dos métodos tradicionais de alfabetização. Sabemos que o objetivo do professor ou professora que aplicou a tarefa não foi atingido. As respostas esperadas seriam, GASTA, PASTA E POSTE. Tais respostas mostrariam que o aluno ou a aluna, em questão, já era capaz de compreender sílabas complexas para a fase de alfabetização, porém este não foi o caso. Quem respondeu ao exercício mostrou uma única resposta para as três frases, ADEQUADAS. Se me pedissem para analisar o problema, eu diria que este aluno ou aluna atingiu um dos principais objetivos que professores alfabetizadores desejam, interpretar o texto, ou interpretar o enunciado. E será que compreender um enunciado não estaria além de identificar sílabas, no sentindo do letramento?
Fica então esta reflexão. E por favor, evitemos tais exercícios avaliativos, todos sabemos o quão pobre são para analisar resultados.

Um grande abraço!



Um comentário:

  1. Minha querida Deyse, compartilho com você a idéia de que esta seja uma atividade pouco desafiadora. Ela me faz lembrar aquelas em que o aluno deveria cobrir pontilhados para ver o desenho que está pronto surgir. Sua hipótese de compreensão do enunciado talvez proceda, porém, me parece que o professor foi o leitor do enunciado, o aluno compreendeu, porém não foi estimulado a ler o resultado do seu registro na atividade, pois se o fosse descobriria a falta de sentido na aplicação do vocábulo adequadas. No meu ponto de vista este aluno não domina os códigos da escrita, apenas desenha letras, é um copista e esta atividade em nada vai contribuir para para avanços no seu processo de aquisição da linguagem escrita. .
    Um grande beijo

    ResponderExcluir